quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Documento entregue a Câmara Legislativa do DF, das reivindicações a respeito da LUOS (28/11/2013).



Após participar da Audiência Publica sobre a LUOS, no dia 14 de novembro, no auditório da Escola Técnica de Brasília no Areal, e levantar os problemas de nossa cidade, formalizamos neste documento as sugestões debatidas e apresentadas pelo presidente da ASMAV.         
A Lei Distrital nº 385/92, de 16 de dezembro de 1992, autorizou a implantação do então bairro de Águas Claras, de acordo com o plano de ocupação projetado pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres.
     Hoje, transformada em Região Administrativa (RA-XX) Águas Claras abriga uma população que já ultrapassa os cem mil habitantes.
     No transcorrer de sua curta história Águas Claras teve seu projeto original desfigurado com a finalidade de atender a apelos comerciais sem nenhuma preocupação com a manutenção da qualidade de vida de quem acreditou no projeto originalmente concebido.
     Assim, a cidade apresenta problemas de grande impacto na vida de seus moradores e pessoas que passam por aqui, somente observados em outras urbes não planejadas, principalmente no quesito mobilidade urbana.
     A fim de oferecer subsídios para o aperfeiçoamento da PLC 79/2013-LUOS, em estudo no âmbito dessa CLDF, a Associação dos Moradores de Águas Claras Vertical - ASMAV vem apresentar as seguintes reivindicações:

1-           Posicionar-se contrariamente à ocupação da área adjacente às Quadras 200, sob a linha de Furnas, com construções que venham contribuir com o adensamento populacional da cidade.

2-           Posicionar-se contrariamente à construção do Condomínio Village Park, dentro do terreno outrora pertencente ao Colégio La Salle, projeto que adensará a Quadra 301 em aproximadamente 6.000(seis mil habitantes), o que contribuirá ainda mais para a piora da qualidade de vida dos moradores daquela Quadra, bem como de toda a região lindeira.

3-           Posicionar-se contrariamente à venda dos terrenos institucionais destinados à educação, à saúde e outras instituições públicas, caso não construa aparelhos públicos por motivos justificados que os transformem em praças ou áreas verdes.

4-           A favor da ampliação da Poligonal do Parque Ecológico de Águas Claras através de parte das terras pertencentes à residência oficial do GDF, evitando-se, assim, que a área seja objeto de especulação imobiliária.

5-           A favor da manutenção do gabarito constante do projeto original da cidade, como forma de frear o forte adensamento populacional além do previsto.

6-           Manutenção da área destinada ao Parque Central e Parque Sul conforme projeto original, bem como a execução do seu projeto urbanístico, como forma de garantir áreas de lazer e cultura aos moradores de Águas Claras.

7-            Por fim, solicitamos a elaboração, agora, do relatório de potencial construtivo, como sugerido no art. 71, parágrafos 1º e 2º, do PLC nº 79/2013, suspendendo a concessão de estoque de potencial construtivo até que seja apurada a real condição da cidade de Águas Claras.

Cordialmente,

     José Júlio de Oliveira
     Presidente da ASMAV

                                      
     Luiz Antônio F. Costa
     Vice-Presidente da ASMAV

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Moro ao lado do terreno que seria destinado ao hospital, e não concordo com a venda do terreno, mas acho pior a construção do hospital. Não gostaria de ter um hospital embaixo da minha janela. Minha sugestão seria a construção de um Centro Olímpico, já que a região não possui aparelhos esportivos.

    ResponderExcluir
  3. O problema é que Águas Claras não está sendo planejada, estão construindo prédios sem visualizar o impacto no trânsito, por exemplo Hospital, teria que ter uma área separada e grande para a construção dele. O local onde está reservado o hospital podeira ser destinado para uma praça ou um estacionamento público, faltam vagas de carros para cidade. Esta cidade está ficando um caos.
    Outro ponto a salientar é os hotéis, estou preocupado, pois Águas Claras não tem planejamento urbanístico sério que seja respeitado, por exemplo, a destinação de lotes para comércio não são respeitados, como por exemplo a Av. Sibipiruna e Jacarandá. Agora vem os hotéis, onde vão ser instalados? Vai ter um na Araucárias, imagina o fluxo de ônibus de turismo, o trânsito vai piorar consideravelmente, as ruas não vão comportar o balão do Wlmart, vai virar palco de guerra.
    Na minha opinião tinha que ter um setor separado para os hotéis. O Plano Piloto e Taguatinga tem um setor hoteleiro e Águas Claras não vai ter?Vão ficar misturados com os moradores? Acho uma péssima ideia e uma irresponsabilidade muito grande construir hotéis em Águas Claras sem planejamento urbanístico.
    O que vocês acham? hotéis em águas claras... a cidade vai suportar o fluxo de turistas e ônibus de turismo?

    ResponderExcluir
  4. Sou novo neste blog e gostaria de saber se já há algum movimento em favor de exigir da CEB a passagem da rede elétrica para o subsolo das vias. Muito dinheiro de impostos é recolhido em Aguas Claras, temos o direito de exigir melhoras como estas. Temos poucas áreas livres para o deslocamento de pedestres, em parte por conta de postes de luz e a rede eletrica quando está no subsolo acaba ficando menos sugeita a falhas. Alguém sabe de algo que já conquistamos relacionado a isso? Outro dia vi na TV que a CEB não tem nem projeto para fazer esta melhoria em Aguas Claras.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se vcs concordam com as construções de prédios em vias já bastante congestionada como as ruas pau brasil e pitangueiras. Fico olhando o empreendimento via Azalea e percebo como o interesse privado sobressai o interesse público. Outro empreedimento que acho um absurdo e o The Point a rua pintangueira está travada e mesmo assim estão para construir um prédio com 1 e 2 quartos.
    Chega de prédios de um quarto que possuem 300 apartamentos.
    águas claras precisa de estacionamentos, praças, parques.

    ResponderExcluir
  6. Um não quer hospital na cidade o outro acha que o mesmo terreno deve ser destinado a estacionamento. Não entendo essa população, realmente merecem morar na ilha de calor que é Águas Claras e sofrer com trânsito todo dia. Essas pessoas devem ser parentes das pessoas que não querem creches na Asa Norte. Me poupem. Hotéis em setor hoteleiro??? Já viajou pra algum lugar e ficou hospedados assim ? Sem nada por perto, padaria, mercado, restaurante ??? Vá viajar um pouco pra sair dessa ilha aí e entender o mundo real.

    ResponderExcluir
  7. Águas Claras está realmente crescendo muito e sem estrutura nenhuma, raro vermos qualquer cidade com esta população sem posto de saúde, delegacia, hospital, Forun, hotel, pousada, biblioteca, creches públicas, atendimentos como CEB, CAESB não existe nada aqui, estamos construindo prédios, mas a estrutura da cidade está realmente deixando a desejar, gostaria de poder contar com todos os serviços públicos necessários para qualquer cidade que se diz cidade, caso contrário, nossa cidade é apenas mais uma Região Administrativa para dar empregos aos administradores e deixando Águas Claras como bairro de Taguatinga como era antigamente. Precisamos transformar nossa cidade em cidade modelo, temos condições disso, temos de fazer isso e exigir das autoridades competentes o que é de direito da população de Águas Claras.

    ResponderExcluir